segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Fundação do Núcleo UNEGRO Valença-RJ

     Na noite de 28 de novembro de 2014, sexta passada, foi fundado em Valença, estado do Rio de Janeiro, a União de Negros Pela Igualdade, Núcleo Valença - RJ.
     A União de Negros Pela Igualdade, UNEGRO, é uma entidade de expressão nacional, fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador. Hoje está organizada em 23 Estados da Federação e no Distrito Federal (RO, RR, AM, AP, AC, PA, TO, SP MG, ES, RJ, MT, MS, RS, MA, BA, AL, PI, SE, PE, CE, RN, SC e DF). Compõe o Conselho Nacional de Promoção da Ingualdade Racial - CNPIR, Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Políticas de Juventude - CONJUVE.
     No Ato de fundação em Valença estiveram presentes dezenove pessoas, sendo moderada a reunião pela Direção Estadual representada pela Presidente da UNEGRO-RJ, Claudia Vitalino, pelo Coordenador da UNEGRO-RJ, Edivaldo Esteves, pela Coordenadora de Questões de Religiões de Matriz Evangélica, Lenilda Campos e pelo Coordenador do Núcleo de Sepetiba, Luis Coelho.

Adicionar legenda

     O salão da sede, da já parceira, Associação de Moradores do São José das Palmeiras, ficou lindo, uma bela mandala foi formada com algumas cadeiras e a boa prosa foi estabelecida.

     Claudia Vitalino apresenta a UNEGRO enfatizando as conquistas já consolidadas e as demandas e discussões em andamento. Lenilda Campos, em seguida, discute o preconceito ainda existente detro das diversas igrejas, diz que é necessário uma quebra de paradigmas. O Luis Coelho explica que religião é uma reunião para se falar com Deus e a religião brasileira é a Umbanda, que nasceu a cerca de 200 anos atrás, propõe um planejamento para a execução de um seminário de religiões de base afro-descendentes, dinâmico, com arte e cultura. Edivaldo Esteves ratifica a proposta do Luis, se emociona ao externa a energia do contato humano naquele momento. Diz ainda que apoiará para o crescimento do grupo em Valença e a necessidade da ocupação dos espaços.
     Nilson Andrade discursa sobre ações já realizadas no Quilombo São José da Serra onde, por execução da FUNASA, fora feito saneamento básico nas moradias, além de lembrar que o INCRA e Presidência da República já assinaram a titulação das terras à Associação da Comunidade Negra Remanescente de Quilombo da Fazenda São José da Serra.
     Em respeito ao exercício pleno da cidadania da população negra brasileira foi apresentada questões da escravidão aqui na região de Valença, uma carga espiritual é sentida e pressentida neste território, que outrora fora a cidade do Brasil, quando no Império, que mais abrigava escravos negros. Conforme Mestre Tota "a divida espiritual está pautada, tão e somente, sobre a perversidade do escravismo em Valença." acrecenta ainda que "a complexa conjuntura recai no o Movimento Negro".
   





Estavam presentes:
Claudia Vitalino - Presidente Estadual
Edivaldo Esteves - Coordenador Estadual
Lenilda Campos - Coordenadora de Questões de Religiões de Matriz Evangélicas
Luiz Campos - Coordenador do Núcleo de Sepetiba
Gustavo - Gibam
Luiz Rodrigo - Lobinho
Hebert - Titanic
Carlos Eduardo - Jamaica
Adriano de Jesus - Zinho
Déborah - Aqualume
Lucia Silvério
Lucimauro - Leite
Caroline de Carvalho
Renato Palmeira
Rosana de Oliveira
Carlos Alexandre - Mestre Tota
Marcus Vinicius - Contra-Mestre Marrento
Nilson - Traçado
Homero - Chapolin

A Coordenação Executiva da UNIÃO DOS NEGROS PELA IGUALDADE - UNEGRO-VALENÇA-RJ ficou assim composta:

Coordenador Geral - Nilson Correa de Andrade
Diretor de Finanças - Renato de Souza Palmeira
Diretor de Relações Institucionais - Marcus Vinicius de Oliveira
Diretor de Comunicação - Adriano de Jesus Ferreira
Diretor de Formação - Lucimauro David dos Santos
Diretora de Mulheres e Relação de Gênero - Caroline de Carvalho Machado
Diretor de Cultura - Carlos Alexandre de Oliveira





"Acabar com a escravidão no Brasil não nos basta,
é preciso destruir a obra da escravidão..."
Joaquim Nabuco





Nenhum comentário:

Postar um comentário