Na noite de 28 de novembro de 2014, sexta passada, foi fundado em Valença, estado do Rio de Janeiro, a União de Negros Pela Igualdade, Núcleo Valença - RJ.
A União de Negros Pela Igualdade, UNEGRO, é uma entidade de expressão nacional, fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador. Hoje está organizada em 23 Estados da Federação e no Distrito Federal (RO, RR, AM, AP, AC, PA, TO, SP MG, ES, RJ, MT, MS, RS, MA, BA, AL, PI, SE, PE, CE, RN, SC e DF). Compõe o Conselho Nacional de Promoção da Ingualdade Racial - CNPIR, Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Políticas de Juventude - CONJUVE.
No Ato de fundação em Valença estiveram presentes dezenove pessoas, sendo moderada a reunião pela Direção Estadual representada pela Presidente da UNEGRO-RJ, Claudia Vitalino, pelo Coordenador da UNEGRO-RJ, Edivaldo Esteves, pela Coordenadora de Questões de Religiões de Matriz Evangélica, Lenilda Campos e pelo Coordenador do Núcleo de Sepetiba, Luis Coelho.
 |
| Adicionar legenda |
Claudia Vitalino apresenta a UNEGRO enfatizando as conquistas já consolidadas e as demandas e discussões em andamento. Lenilda Campos, em seguida, discute o preconceito ainda existente detro das diversas igrejas, diz que é necessário uma quebra de paradigmas. O Luis Coelho explica que religião é uma reunião para se falar com Deus e a religião brasileira é a Umbanda, que nasceu a cerca de 200 anos atrás, propõe um planejamento para a execução de um seminário de religiões de base afro-descendentes, dinâmico, com arte e cultura. Edivaldo Esteves ratifica a proposta do Luis, se emociona ao externa a energia do contato humano naquele momento. Diz ainda que apoiará para o crescimento do grupo em Valença e a necessidade da ocupação dos espaços.
Em respeito ao exercício pleno da cidadania da população negra brasileira foi apresentada questões da escravidão aqui na região de Valença, uma carga espiritual é sentida e pressentida neste território, que outrora fora a cidade do Brasil, quando no Império, que mais abrigava escravos negros. Conforme Mestre Tota "a divida espiritual está pautada, tão e somente, sobre a perversidade do escravismo em Valença." acrecenta ainda que "a complexa conjuntura recai no o Movimento Negro".
Estavam presentes:
Claudia Vitalino - Presidente Estadual
Edivaldo Esteves - Coordenador Estadual
Lenilda Campos - Coordenadora de Questões de Religiões de Matriz Evangélicas
Luiz Campos - Coordenador do Núcleo de Sepetiba
Gustavo - Gibam
Luiz Rodrigo - Lobinho
Hebert - Titanic
Carlos Eduardo - Jamaica
Adriano de Jesus - Zinho
Déborah - Aqualume
Lucia Silvério
Lucimauro - Leite
Caroline de Carvalho
Renato Palmeira
Rosana de Oliveira
Carlos Alexandre - Mestre Tota
Marcus Vinicius - Contra-Mestre Marrento
Nilson - Traçado
Homero - Chapolin
A Coordenação Executiva da UNIÃO DOS NEGROS PELA IGUALDADE - UNEGRO-VALENÇA-RJ ficou assim composta:
Coordenador Geral - Nilson Correa de Andrade
Diretor de Finanças - Renato de Souza Palmeira
Diretor de Relações Institucionais - Marcus Vinicius de Oliveira
Diretor de Comunicação - Adriano de Jesus Ferreira
Diretor de Formação - Lucimauro David dos Santos
Diretora de Mulheres e Relação de Gênero - Caroline de Carvalho Machado
Diretor de Cultura - Carlos Alexandre de Oliveira
"Acabar com a escravidão no Brasil não nos basta,
é preciso destruir a obra da escravidão..."
Joaquim Nabuco